20 de janeiro de 2017

Unicamp – 2ª fase 2017

Victor Meirelles - A Primeira Missa no Brasil
Ao analisar A primeira missa no Brasil, obra de. 1860, feita por Victor Meirelles e exposta atualmente no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o historiador Rafael Cardoso inseriu o quadro no gênero da pintura histórica. Para o autor, tal gênero “deveria partir de um grande e elevado tema e mostrar o domínio do pintor de um amplo leque de informações não pictóricas. Ou seja, em meados do século XIX, tanto a correção da indumentária representada quanto o espírito cívico da obra eram sujeitos a exame detalhado. O quadro teria grandes formatos, composições complexas e perfeito acabamento. A realização de uma pintura assim poderia levar anos e geralmente correspondia a um atestado de amadurecimento do pintor.”
(Adaptado de Rafael Cardoso, A arte brasileira em 25 quadros(1790-1930).
Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008 p. 54-55.)
a) Explique as razões pelas quais podemos considerar que a obra em questão é baseada em uma noção de história oficial e heroica.

b) Qual era a visão predominante dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922 em relação à arte acadêmica? Justifique sua resposta.
Resposta:
a) A ideia de uma obra de arte baseada na “noção de história oficial e heroica” pode ser corroborada pelos seguintes aspectos: escolha de um evento de grande importância para a formação da nacionalidade brasileira (sob o ponto de vista da elite dominante), romantizando a relação entre dois grupos étnicos formadores do povo brasileiro, dentro de um padrão estético apoiado na grandiosidade da composição e na precisão do desenho. Deve-se acrescentar o aspecto religioso do tema, enfatizando a importância da Igreja Católica tanto na época do Desenvolvimento como no Segundo Reinado, quando Victor Meirelles pintou a tela em questão.

b) Os integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, na condição de representantes da vanguarda intelectual e artística da época, criticavam o academicismo dominante na arte brasileira de então, por ser fortemente influenciada pelos padrões europeus, dentro de uma estética superada pela modernidade.

Nenhum comentário: