11 de janeiro de 2017

Fuvest 2017

Aí Fabiano parou, sentou-se, lavou os pés duros, procurando retirar das gretas fundas o barro que lá havia. Sem se enxugar, tentou calçar-se - e foi uma dificuldade: os calcanhares das meias de algodão formaram bolos nos peitos dos pés e as botinas de vaqueta resistiram como virgens. Sinhá Vitória levantou a saia, sentou-se no chão e limpou-se também. Os dois meninos entraram no riacho, esfregaram os pés, saíram, calçaram as chinelinhas e ficaram espiando os movimentos dos pais. Sinhá Vitória aprontava-se e erguia-se, mas Fabiano soprava arreliado. Tinha vencido a obstinação de uma daquelas amaldiçoadas botinas; a outra emperrava, e ele, com os dedos nas alças, fazia esforços inúteis. Sinhá Vitória dava palpites que irritavam o marido. Não havia meio de introduzir o diabo do calcanhar no tacão. A um arranco mais forte, a alça de trás rebentou-se, e o vaqueiro meteu as mãos pela borracha, energicamente. Nada conseguindo, levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo, coxeando, uma perna mais comprida que a outra. Com raiva excessiva, a que se misturava alguma esperança, deu uma patada violenta no chão. A carne comprimiu-se, os ossos estalaram, a meia molhada rasgou-se e o pé amarrotado se encaixou entre as paredes de vaqueta. Fabiano soltou um suspiro largo de satisfação e dor.
Trecho do livro 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos
a. O trecho pertence à parte de Vidas secas intitulada “Festa”, na qual se narra a ida da família de sertanejos, acompanhada da cachorra Baleia, à cidade, onde deve participar de uma festividade pública. Considerada esta questão no contexto do livro, como se passa essa participação e o que ela mostra a respeito da socialização da família?

b. O tratamento narrativo dado aos eventos apresentados no trecho confere a ele um tom que contrasta com o que é dominante, no conjunto de Vidas secas. Qual é esse tom? Explique sucintamente.
Resolução:
a) O trecho em análise apresenta a família de Fabiano indo à cidade para acompanhar os festejos de. Natal. O primeiro fato que chama a atenção é o caráter inusitado dessa participação, pois Fabiano e família não se socializam, ou seja, não interagem com os outros. Essa inadaptação reforça a marginalidade da família. Um dos exemplos é a incapacidade de os meninos de manipularem uma linguagem e até entenderem o que se passa à volta deles. Outro exemplo que ganha destaque, no excerto, é o protagonista sofrer muito para calçar suas botinas. Tais fatores servem para criar um contexto que revela a dificuldade de socialização das personagens exclusão social. É por causa disso tudo que, no decorrer da festa, há um anticlímax. Fabiano e família estão alienados em relação ao festejo e até a cadela Baleia considera estranha a quantidade de pessoas.

b) O excerto destacado apresenta a família de Fabiano preparando-se para o festejo de Natal num povoado nordestino. Assim, esse evento acaba servindo para mostrar essas personagens no esforço de assumir elementos civilizadores: a prática de higiene e a preocupação com a indumentária. Essa tentativa de integração social e civilizatória contrasta com a secura existencial a que estão submetidos os protagonistas no conjunto do romance, já que são apresentados como párias, seres alijados da sociedade.

Nenhum comentário: