22 de novembro de 2016

UNICAMP – Vestibular 20/11/2016

Compare as duas ilustrações de Ângelo Agostini (1843-1910) sobre o reconhecimento da República brasileira pela Argentina (fig.1) e pela França (fig.2).
(Ângelo Agostini, Reconhecimento da República brasileira
pela Argentina, em Revista Ilustrada, dez.1889).
(Ângelo Agostini, Reconhecimento da República brasileira
pela França, em Revista Ilustrada, dez.1889).
Assinale a alternativa correta:
  1. () As alegorias expressam visões diferentes sobre o imaginário da República brasileira: na primeira ela é representada com um olhar de proximidade, e, na segunda o olhar expressa admiração, remetendo à visão corrente do gravurista sobre as relações entre Brasil, França e Argentina.
  2. ( ) O reconhecimento da França traz a confraternização entre dois países com tradições políticas muito diferentes, porém unidos pelo constitucionalismo monárquico e posteriormente pelo ideário republicano.
  3. ( ) No reconhecimento da Argentina ao regime republicano brasileiro, as duas repúblicas ocupam a mesma posição, indicando ter a mesma idade de fundação do regime e a similaridade de suas histórias de passado colonial ibérico.
  4. ( ) As duas imagens usam a figura feminina para representar as três repúblicas, característica não usual para a representação artística do ideário republicano, protagonizado por lideranças masculinas.
Resolução:
Observamos que as representações instituem as repúblicas do Brasil, da França e da Argentina em condições diferentes. Enquanto a Argentina e o Brasil estão em pé de igualdade com um olhar firme e no mesmo nível, Brasil e França se olham com admiração e orgulho, com a República brasileira admirando a irmã mais velha, fonte de inspiração.

Nenhum comentário: