11 de fevereiro de 2016

Vestibular 2016

Jack Vettriano
“Os ventos e as marés constituíam um entrave considerável ao tráfico de escravos índios pela costa do Atlântico Sul. Nos anos 1620, houve transporte de cativos “tapuias” do Maranhão para Pernambuco, mas parte do percurso foi feita por terra, até atingir portos mais acessíveis no litoral do Ceará. Ao contrário, nas travessias entre Brasil e Angola, zarpava-se com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina”.
(Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasilno Atlântico Sul (séculos XVI e XVII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61-63)
a) A partir do texto e de seus conhecimentos, explique de que maneira o sistema de exploração colonial da América portuguesa foi influenciado pelas condições geográficas.
b) Relacione essas condições geográficas às atividades dos bandeirantes.
Resolução:
a) A instalação da colonização portuguesa na América foi extremamente difícil. Diante de um meio hostil, de proporções imensas, o português foi obrigado a limitar sua presença às regiões litorâneas, ficando durante todo o século XVI a mercê de ataques indígenas e de intempéries. Apenas alguns pontos importantes como no Rio de Janeiro, local de disputa entre portugueses e franceses durante o século XVI, ou Pernambuco e Bahia, locais de predomínio da lavoura canavieira, tiveram papel de destaque nas relações entre os colonos e outros pontos do império. Nesse contexto algumas expedições conhecidas como entradas foram financiadas pela coroa, sem grande êxito.

b) As atividades das bandeiras, foram extremamente importante para romper esse isolamento e possibilitar a presença portuguesa para além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. Essas expedições de âmbito particular, tinham em seus quadros tanto brancos como indígenas e foram divididas em três ciclos básicos: o da caça ao índio, o de exploração de riquezas minerais e finalmente o bandeirismo de contrato, servindo aos interesses oficiais e locais. A expansão territorial e a configuração geográfica no universo colonial sofreram mudanças significativas durante a existência dessas expedições.

Nenhum comentário: