8 de março de 2015

Dia da Mulher

Michelangelo – O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso
Através dos mitos, da Literatura, da cultura, e do mundo sobrenatural, as mulheres são afirmadas como Outro, por exemplo, na Eva do Cristianismo, na Pandora da Mitologia Grega, nas Bruxas na Wicca e assim por diante. Por isso é que chegamos no século XXI e as mulheres são estupradas, abusadas, e assassinadas por homens que as julgam serem sua propriedade.
Num mundo Patriarcal para se conseguir algo é preciso muita luta. Luta para poder votar, para ser respeitada, Lei Maria da Penha, Lei de Pensão Alimentícia e assim mesmo, todos os dias homens matam mulheres que diziam ama-las pelo simples fato de quererem terminar um relacionamento do qual não se sentem bem.
Essa ideia de que a mulher seduz, que mulher é falsa, é reforçada pela religião e pelos mitos e contribuem muito para esse genocídio feminino diário que vemos nas manchetes de jornais.
O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

Nenhum comentário: