15 de outubro de 2014

Dia dos Professores

“A educação tem raízes amargas,
mas os frutos são doces”.

Aristóteles
Winslow Homer - The Country School
Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica para outros (alunos). É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.
Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.
Platão acreditava que, por meio do conhecimento, seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência. O acesso aos valores da civilização, portanto, funcionaria como antídoto para todo o mal cometido pelos seres humanos contra seus semelhantes.
↬↬ O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro. ↠ No Brasil, o Dia do Professor é dez dias depois, em 15 de Outubro.
A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e isso acontece em uma rede interativa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida.
Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a ideia à abordagem histórico-cultural.

Nenhum comentário: