7 de janeiro de 2014

Vestibular 2014 Fuvest segunda fase :

Pablo Picasso
Leia o seguinte texto, para atender ao que se pede:
No poema “Sentimento do mundo”, que abre o livro homônimo de Carlos Drummond de Andrade, dizem os versos iniciais:
“Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo
”.
a) Que desejo do poeta fica pressuposto no verso “Tenho apenas duas mãos”?

b) No poema de abertura do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade – Alguma poesia (1930) – apareciam os conhecidos versos:
“Mundo mundo vasto mundo mais vasto é meu coração”.

Quando, anos depois, o poeta afirma ter “o sentimento do mundo”, ele ratifica ou altera o ponto de vista que expressara nos citados versos de seu livro de estreia? Explique sucintamente.
Respostas:
a) O advérbio apenas sugere a precariedade do eu lírico, seus recursos limitados para agir de forma consequente a seu “sentimento do mundo”. Por tanto, o verso pressupõe o desejo de enfrentar os males do mundo com mais do que os pobres recursos individuais, atitude que levará o poeta de Sentimento do Mundo, em diversos poemas, a conclamar seus semelhantes à ação coletiva solidária.

b) O “sentimento do mundo” marca a passagem do poeta de uma perspectiva individualista, egocêntrica, irônica e avessa à expressão emotiva, para uma atitude afetada pelos males do mundo e, portanto, a uma visão coletiva, solidária, eloquentemente emocional. Do ponto de vista estilístico, é de notar que neste livro ele não mais evita artifícios retóricos completamente ausentes de seu primeiro livro..

Nenhum comentário: