7 de janeiro de 2014

Vestibular 2014 Fuvest segunda fase :

Considere o texto, para atender ao que se pede:
Clarice Lispector e Tom Jobim
Entrevistado por Clarice Lispector, para a pergunta “Como você encara o problema da maturidade?”, Tom Jobim deu a seguinte resposta: “Tem um verso do Drummond que diz: ‘A madureza, esta horrível prenda...’ Não sei, Clarice, a gente fica mais capaz, mas também mais exigente”.
Nota: O verso citado por Tom Jobim é o início do poema “A Ingaia Ciência”, de Carlos Drummond de Andrade, e sua versão correta é: “A madureza, essa terrível prenda”.
a) Aponte dois recursos expressivos empregados pelo poeta na expressão “terrível prenda”.

b) Reescreva a resposta de Tom Jobim, eliminando as marcas de coloquialidade que ela apresenta e fazendo as alterações necessárias.
Respostas:
a) Na expressão "terrível prenda", 'prenda' é metáfora para “madureza” (maturidade) e o conjunto do sintagma forma um oximoro ou paradoxo, pois o substantivo prenda, que significa “objeto que se dá a alguém como um agrado; mimo, dádiva, presente” (dicionário Houaiss, é qualificado por um adjetivo que contraria sua significação positiva.

b) Pode-se reescrevê-la como: “Há um verso de Drummond que diz: ‘A madureza, esta horrível prenda...’ Fico em dúvida, Clarice, ficamos mais capazes, mas também mais exigentes”.

Nenhum comentário: