12 de outubro de 2013

Dia da Criança

Daniel Gerhartz
Criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Neste dia cabe uma reflexão: “O que é ser criança?”. Para aqueles mais rápidos nas suas respostas, ser criança “é viver um mundo de sonhos e fantasias, gostar de comer bolo de chocolates, é o melhor momento da vida”.
Mas nem sempre é deste modo que a infância é vivida por todas as crianças. Basta olharmos ao redor, para vermos meninos e meninas na rua, esmolando, se prostituindo, sendo explorados no trabalho, sem tempo para brincar, sofrendo violências de todos os tipos. Será possível pensar que esses meninos e meninas não sejam crianças por não apresentarem todos os predicados que são atribuídos à infância?
Moacyr Scliar diz: “Existem crianças que, nascidas e criadas nos cinturões de miséria que hoje rodeiam as grandes cidades, descobrem muito cedo que seu chão é o asfalto hostil, onde são caçadas pelos automóveis e onde se iniciam na rotina da criminalidade. Para estas crianças, a infância é um lugar mítico, que podem apenas imaginar, quando olham as vitrinas das lojas de brinquedos, quando veem TV ou quando olham passar, nos carros dos pais, garotos da classe media. Quando pedem num tom súplice – tem um trocadinho aí, tio? – não é só dinheiro que querem; é uma oportunidade para visitar, por momentos que seja, o país que sonham”.
Seria bom se fizéssemos "Manifestações" e não Depredações exigindo que todas as crianças merecem ter a chance de ser feliz, Não somente permitindo que elas roubem e matem e sejam impunes, mas que elas não façam isso porque sua cabeça deve estar ocupada com sonhos e vivencias felizes.

Nenhum comentário: