4 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente

O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é:
"Pense - Coma - Poupe".
Um estudo divulgado no início deste ano pelo Institution of Mechanical Engineers, maior associação de engenheiros do Reino Unido, detectou que cerca da metade de tudo o que produzimos em alimentos vai direto para o lixo — algo que pesquisas parecidas já haviam apontado. Mas o que chama atenção no documento é que grande parte do desperdício é causado por mero preconceito estético.
“O legume ou a fruta fora do padrão tem exatamente as mesmas propriedades que aqueles com aparência perfeita”, garantem os nutricionistas, lembrando que o desperdício atravessa toda a cadeia produtiva. Como o consumidor não gosta de legume feio, o supermercado não o coloca na prateleira, os distribuidores não os repassam para os supermercados e os produtores sequer colhem o produto que nasceu meio torto. Além do alimento propriamente dito, julgar pela aparência também leva ao desperdício de terra, água e combustível.
É por isso que os engenheiros britânicos aconselham que os governos tenham “políticas que mudem a expectativa dos consumidores”, a fim de “desencorajar a rejeição de comida baseada em características visuais”. E estimam que, com alimentos mais caros, esse mau hábito vai ser cada vez menos viável.
“O consumidor é apenas uma parte de toda a cadeia, mas repensar seus hábitos é um passo fundamental”, diz Denise Hamú, coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, um dos braços da ONU responsáveis pela campanha Think, Eat, Save (Pense, Coma, Poupe), lançada em janeiro para reduzir os índices de desperdício de comida no mundo. Uma das dicas é: “compre frutas divertidas — muitas delas são jogadas fora só porque seu tamanho, forma ou cor não são ‘certos’”.

Fonte:
Revista Galileu: ( Coma – Pense - Poupe )

Nenhum comentário: