1 de maio de 2013

Dia do Trabalhador

Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores
Laurence Stephen Lowry
O Dia do Trabalho celebra as conquistas dos trabalhadores alcançadas ao longo dos anos. É também uma homenagem aos operários que reivindicaram melhores condições de trabalho no 1º de maio de 1886 em Chicago, Estados Unidos.
A comemoração do Dia Mundial do Trabalho no Brasil completa 89 anos. Oficializado no país em 1924 no governo de Artur Bernardes, a data ganhou força com Getúlio Vargas.
Vargas passou a aproveitar o feriado de 1º de Maio para anunciar medidas que beneficiavam os trabalhadores, o que o ajudava a ganhar popularidade entre os empregados.
Em 1940, Vargas aproveitou a data de 1º de Maio para anunciar a criação do salário mínimo. O comunicado foi feito no estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, para cerca de 40 mil pessoas. O piso salarial serviria para bancar, todos os meses, os gastos de uma família de quatro pessoas com alimentação, habitação, roupas, higiene pessoal e transporte.
Mais tarde, em 1943, Vargas usaria de novo a data para anunciar medidas a favor dos trabalhadores. Naquele 1º de maio, o governante criou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), um conjunto de normas que regulamenta as relações de trabalhistas entre patrões e empregados até hoje.
Primeiro de Maio
Hoje a cidade está parada
E ele apressa a caminhada
Pra acordar a namorada logo ali
E vai sorrindo, vai aflito
Pra mostrar, cheio de si
Que hoje ele é senhor das suas mãos
E das ferramentas

Quando a sirene não apita
Ela acorda mais bonita
Sua pele é sua chita, seu fustão
E, bem ou mal, é seu veludo
É o tafetá que Deus lhe deu
E é vendito o fruto do suor
Do trabalho que é só seu

Hoje eles hão de consagrar
O dia inteiro pra se amar tanto
Ele, o artesão
Faz dentro dela a sua oficina
E ela, a tecelã
Vai fiar nas malhar do seu ventre
O homem de amanhã.

Chico Buarque

Nenhum comentário: