13 de abril de 2013

13 • Dia dos Jovens

Raffaelo Sorbi - Decameron
No dia 13 de abril é comemorado o dia do jovem.
A juventude, segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, é a fase que acontece entre os quinze e vinte e quatro anos de idade, onde o jovem começa a apresentar sinais de maturidade diante da vida.
Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo.
Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Muitos desses jovens não têm oportunidades diante da vida, como estudar, ter uma casa e uma família, e se tornam discriminados socialmente. Ficam marginalizados, presos sob as dependências de oportunidades oferecidas pelos governantes, o que não acontece para todos.
Porém, segundo a Constituição Brasileira, todos os jovens têm o direito de receber do Estado: saúde, educação, moradia, oportunidade de trabalho, etc. Dessa forma, vemos que os governantes não cumprem com suas responsabilidades, prejudicando o futuro de muitos jovens.
É importante cobrar dos mesmos os direitos que estão garantidos pela Constituição Federal do país, pois dessa forma os jovens terão melhores oportunidades para suas vidas.

Nenhum comentário: