Química
Os antigos filósofos gregos acreditavam na existência de apenas 4 elementos: Terra, Fogo, Agua e Ar. O ar era o elemento fundamental, uma substancia única, responsável pela forma de tudo no mundo.
Séculos depois Leonardo da Vinci foi o primeiro a sugerir que em vez de ser um único elemento, o ar consiste em dois gases diferentes.
1. Descoberta do Oxigênio
Joseph Priestley (1733-1804) foi um teólogo britânico do século XVIII, clérigo dissidente, filósofo natural, educador, teórico e político que publicou mais de 150 obras. A ele normalmente é creditada a descoberta do oxigênio, apesar de Carl Wilhelm Scheele e Antoine Lavoisier também a reivindicarem, por ter Priestley escondido a descoberta do novo gás.
2. Teoria Atômica
John Dalton (1766-1844) foi um químico e físico inglês.
Seu nome passou à história da ciência pela criação da primeira teoria atômica moderna e pela descoberta da anomalia da visão das cores, conhecida por daltonismo. O próprio Dalton apresentava essa anomalia.
3. Lei dos Gases
a.) Joseph Gay-Lussac (1778-1850) físico e químico francês. Foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases, que se pode enunciar da seguinte forma: Quando se mantém a pressão constante, o volume de um gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.
Outra grande contribuição de Gay-Lussac é a sua Lei volumétrica, onde ele afirma que nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases que participam numa reação química têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. A sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre o hidrogénio e oxigénio, cujo produto era vapor de água.
b.) Amedeo Avogadro, (1776-1856), foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas.
A lei diz: "Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas".
4. Síntese da Uréia
Friedrich Wöller (1800-1882) foi um químico alemão, mais conhecido por sua Síntese de Uréia, mas também o primeiro a isolar vários elementos químicos.
A Síntese da Uréia derrubou a teoria de que os compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados pelos organismos vivos (teoria da força vital).
A ureia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais É solúvel em água e em álcool, e ligeiramente solúvel em éter.
5. Estrutura Química
Friedrich August Kekulé (1829-1896) foi um químico alemão. Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em química orgânica, criou em 1857, a Teoria da Tetracovalência do carbono, criou hipótese das ligações múltiplas e propôs, em 1865, após um sonho que teve, a fórmula hexagonal do benzeno.
6. Carbonato de Potássio
K2CO3
Humphry Davy, (1778-1829), foi um químico inglês.
Davy tornou-se conhecido devido às suas experiências sobre a ação fisiológica de alguns gases, como o protóxido de azoto (ou óxido nitroso) - conhecido como gás hilariante. Com muitas baterias em série ele foi capaz de separar o potássio e o sódio em 1807 e o cálcio, estrôncio, bário e magnésio em 1808.
7. Tabela Periódica
Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) - foi um químico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
A Tabela periódica está para a química como uma Sonata de Beethoven está para a música.
8. Descoberta do Césio e do Rubídio
a.) Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (1811-1899) foi um químico alemão. Foi ele que em 1860 descobriu o Césio e em 1861 o Rubidio pela emissão dos elementos aquecidos.
b.) Gustav Kirchhoff (1824-1887) por análise espectral.
Bunsen e Kirchhoff descobriram o sódio no Sol.
O maior legado deles são as explorações espaciais.
9. Elétron
Joseph John Thomson, (1856-1940) físico britânico que em 1897 descobriu o elétron.
O Raio é um feiche de elétrons.
Pela descoberta dos elétrons, recebeu o Nobel de Física em 1906.
10. Estrutura Atômica
Gilbert Lewis (1875-1946)
No inicio do século XX, em 1916 o químico americano Gilbert Lewis apresentou a hipótese de que a união entre dois elementos podia realizar-se não só mediante transferência eletrônica como também pelo compartilhamento das cargas negativas. A noção de par eletrônico representou um avanço decisivo no conhecimento da estrutura atômica.
Por exemplo: Sozinhos o sódio e o cloro são perigosos, mas quando um átomo de sódio cede o elétron da camada exterior e um átomo de cloro aceita, os dois ligam-se para tornar-se cloreto de sódio (sal de cozinha).
11. Radiatividade
a.) Henri Becquerel (1852-1908).
O físico francês Henri Becquerel descobriu acidentalmente em 1895 uma nova propriedade da matéria que, posteriormente, denominou de radiatividade. Ao colocar sais de urânio sobre uma placa fotográfica em local escuro, verificou que a placa enegrecia. Os sais de urânio emitiam uma radiação capaz de atravessar papéis negros e outras substâncias opacas a luz. Estes raios foram denominados, a princípio, de Raios B em sua homenagem.
Além disso realizou pesquisas sobre fosforescência, espectroscopia e absorção da luz.
b.) Marie Curie (1867-1934) cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França.

Com a colaboração de seu marido Pierre Curie, ela descobriu novos elementos radioativos – o Tório, o Polônio e o Radio. Foi apenas a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e que essa área começou a se desenvolver de fato.
Foi a primeira pessoa a ser laureada duas veze com um Premio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos Radio e Polônio. Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.
Homenagem ao Ano Internacional da Química ⇒ 2011