22 de abril de 2010

22 de Abril – Dia da Terra
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem.
Muitos dos problemas com que nos confrontamos resultam da falta de espírito coletivo que, pressupostamente, deveria ser uma consequência direta do desenvolvimento. Não é! Ao contrário, a sociedade globalizada de que nos reclamamos parte integrante estimula e instiga o liberalismo desenfreado e o egoísmo sem limites. Em absoluto desrespeito pela nossa e pelas gerações futuras, esquecendo-se que a estas pertencem os nossos próprios filhos. Como vão distantes as ideias humanistas da década de sessenta do século passado!

Nenhum comentário: